Uma aula de rebranding e um show de coerência - Agência Trêes

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Uma aula de rebranding e um show de coerência

Uma aula de rebranding e um show de coerência

Como o Itaú se reinventou e mostrou porque é a marca mais valiosa da América Latina 

Há algumas semanas, em comemoração ao aniversário de 100 anos da empresa, o Itaú atualizou sua identidade. E, é claro, a internet transbordou de comentários e dividiu opiniões. Mas independente das considerações, favoráveis ou contrárias, a marca apresentou um projeto de rebranding muito bem estruturado e coerente do início ao fim.

De fato, é assim que se faz um projeto de rebranding bem sucedido, não é? É necessário pensar em todos os detalhes.

E acredite, a extensa equipe, responsável pelas mudanças do Itaú, pensou. Foram 22 meses de trabalho, diversos estudos (72 de cores, 103 de tipografia e 35 de logotipo), contando com consultorias e profissionais que são referências no mercado, além do time de design do próprio banco, que atua há 40 anos.

Em relação ao logotipo, podemos considerar três aspectos: cor, fonte e forma.

Foi realizada uma pesquisa com o público para saber qual cor era mais associada ao banco, o resultado foi a cor laranja. Apesar de ter gerado muitos burburinhos, a surpresa não deveria ser tão grande, afinal, o laranja é utilizado pela marca desde 1980.

Opiniões desfavoráveis a nova identidade alegaram que se aproxima muito do Banco Inter. Entretanto essa “proximidade” não representa uma ameaça para o Itaú, considerando que se trata de um banco muito bem-posicionado no mercado e uma marca muito mais forte que o concorrente.

Em relação a tipografia, o banco adotou o uso do “i” minúsculo, por ser mais legível. Fora isso, a fonte também ficou mais cheia e arredondada, tornando-a mais amigável e acrescentando um toque de harmonia.

Lembra quando falamos que o Itaú pensou em tudo? A forma do logotipo foi uma das grandes sacadas e peça chave na campanha. O quadrado, forma utilizada desde 1972, permaneceu, porém, mais curvo e dinâmico.

Um detalhe excepcional, que remete a ideia da pedra que foi moldada com o tempo, ficando mais arredondada. Afinal, Itaú significa pedra preta em tupi-guarani.

Tal conceito conversa perfeitamente com a proposta do redesign. Uma transformação que reverencia a história da empresa, significativa o suficiente para gerar impacto, mas sem perder sua essência, escrita em pedra, solidificada, como a marca centenária é no país.

As curvas do logo também representam movimento, mudança, o ato de se reinventar para o futuro, afim de acompanhar as inovações. E, não coincidentemente, este é o novo slogan da marca, “Feito de futuro”.

A mensagem comunica a concepção de uma empresa flexível, com a capacidade de se atualizar e acompanhar tendências de um mercado dinâmico, que está em constante evolução, reforçando a consolidação e a credibilidade da marca. Para enfatizar essa ideia, foi divulgado um vídeo com a participação de Madonna, Ronaldo fenômeno, Fernanda Montenegro, Marta, Jorge Ben Jor e outros nomes que se firmaram ao longo dos anos e “resistiram” ao tempo, assim como o banco Itaú.

Para fechar com chave de ouro, a empresa apostou em uma estratégia de divulgação mais aproximativa, adotando a iniciativa de explicar ao público como o projeto foi idealizado. Para isso, convidou a imprensa e formadores de opinião para uma reunião, na qual explicaram todas as mudanças adotadas e os bastidores do projeto. De fato, uma aula sobre o rebranding da marca. Além disso, patrocinaram um vídeo case, que apresenta as alterações do logotipo. Normalmente as empresas disponibilizam apenas um vídeo manifesto com o resultado e não todo o processo de bastidores.

Essas ações por parte do banco demonstram o comprometimento com o público e com a área do design, um diferencial que coloca o Itaú mais uma vez em posição de destaque em relação a concorrência e mostra porque a marca está entre as mais valiosas do mundo.

Dessa forma, podemos concordar que ao realizar um projeto de rebranding ou redesign é de extrema importância que o mesmo esteja alinhado com a estratégia e os objetivos da marca, independente se a proposta for manter seus valores e evidenciar suas qualidades, ou se reformular para adotar um novo posicionamento, a fim de se conectar com seu público-alvo e atender as demandas do mercado.

Na Agência Trêes trabalhamos para entregar projetos com propósitos claros e princípios autênticos, que estejam coesos e alinhados com os objetivos de nossos clientes.

Quer começar 2024 se reinventando e transformando a identidade da sua marca? Conte conosco para te ajudar!

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