Ambientação e sinalização
Quando a mensagem da marca se conecta ao ambiente físico
A comunicação de uma marca transcende o conteúdo de suas mídias sociais.
É aí que entram em cena os projetos de ambientação.
Qual a mensagem que a sua marca deseja passar aos clientes? Ter um posicionamento bem definido é essencial para estabelecer um bom relacionamento com os colaboradores, parceiros e consumidores.
E isso precisa estar refletido também nos ambientes físicos de uma organização. Projetos de ambientação e sinalização materializam a experiência da marca. Ou seja: a forma que ela deseja ser vista.
De forma personalizada, cores, imagens, formatos ou figuras traduzem a linguagem da empresa, fortalecem o posicionamento e, claro, fomentam a cultura de pertencimento de seus colaboradores.
Neste processo, duas abordagens se diferenciam e, também, se complementam. A sinalização, com uma proposta mais técnica, visa identificar os lugares assim como ajudar as pessoas a transitarem melhor. Por consequência, se divide em sinalização indicativa e sinalização direcional, respectivamente. Já a ambientação, como o próprio nome pressupõe, visa ambientar e traduzir dentro de determinado espaço a mesma atmosfera visual da marca e, até mesmo, alguma mensagem ou experiência que ela queira transmitir naquele local. Ou seja, a ambientação desempenha um papel importante para reforçar e conectar as pessoas, de forma sensorial, com a identidade e a personalidade da marca.
Espaços impactantes atraem a atenção e melhoram a comunicação entre empresa, colaboradores e consumidores. Essa relação ultrapassa a estética. Ela cativa, promove conexão emocional, fortalece a fidelização do cliente e aumenta a produtividade dos colaboradores.
A mensagem da sua marca no ambiente físico
A linguagem visual exclusiva traduz valor ao ambiente. Marcas consistentes criam uma identidade única e reconhecível e isso deve se refletir nos espaços físicos.
Tal como o branding, que trabalha a reputação e aumenta o valor da marca, a ambientação e a sinalização moldam a personalidade, firmam o propósito e representam a identidade da empresa.
Da concepção da ideia à implementação, a Agência Trêes atua de forma exclusiva. Aqui, trabalhamos com parceiros que nos permitem tornar fisicamente tangível a mensagem e a experiência que uma empresa deseja passar.
Em um projeto desenvolvido para a NG Metalúrgica, trabalhamos a ambientação do novo prédio administrativo de forma autêntica, com uma completa linha do tempo da empresa, um anfiteatro com infográficos, um memorial do fundador e salas com nomes personalizados. Confira o resultado!
E aí, vamos dar um up grade na sua comunicação? Entre em contato com a gente!