Ideia boa. Execução nem tanto. O que podemos aprender com os erros de produção das campanhas da L’Ocitanne au Brésil e da Bauducco?
Nas últimas semanas, o que não faltou foram marcas envolvidas em polêmicas causadas por decisões equivocadas, obtendo resultados bem diferentes do planejado.
O famoso “prometeu tudo, não entregou nada”. 👎
Entre críticas e memes, novas ações de marketing das empresas L’Occitane au Brésil e Bauducco possuem algo em comum: subestimaram a atenção dos internautas.
A gafe da L’Occitane au Brésil
Para lançar a sua nova linha Caju, a empresa apostou em uma técnica famosa do cinema, a match cut, que possibilita uma perfeita conexão entre cenários, objetos e assuntos. Protagonizada por Grazi Massafera, não podemos negar que a execução foi – quase – perfeita, se não fosse a presença de um cajueiro fake.
Após a repercussão, a marca justificou a posição errônea do fruto (preso ao pé pela castanha), em uma amoreira (oi?), pois desta forma – segundo ela – seria possível criar uma estética mais lúdica e gerar buzz na internet com o estranhamento dos internautas. Ninguém acreditou na resposta da L’Occitane.
De duas, uma:
- No momento da gravação no estúdio com a Grazi, a produção não se atentou ao posicionamento correto do caju na mão da atriz na primeira cena e decidiu adaptar o fruto à árvore, a fim de conseguir conquistar o match cut perfeito.
- A empresa não pesquisou sobre o fruto.
Não é possível afirmar o que aconteceu, mas preferimos ficar com a primeira suposição, o que não diminui o erro da marca. Afinal, para uma empresa que afirmou que deseja expandir a sua presença nas regiões Norte e Nordeste do país, estudar o público e a localização, é indispensável.
E nem vamos entrar no mérito sobre a escolha da protagonista do comercial, paranaense e com pouca – ou nenhuma – representatividade nas áreas em questão.
Por fim, a gafe da L’Occitane tem muito a ensinar: os consumidores estão cada vez mais antenados e críticos, por isso, as campanhas de comunicação precisam ser construídas com mais atenção e critério, não acha?
Bauducco e a acusação de plágio
Recentemente, as cantoras Juliette e Duda Beat foram acusadas de plagiar o projeto AmarElo do rapper Emicida, em campanha de rebranding da Bauducco. Essa foi lançada pela agência Galeria e recebeu o nome de “Magia Amarela”. 💛
Logo após a divulgação do single de mesmo nome, a polêmica se instaurou nas redes sociais, devido à similaridade das produções. Além do trocadilho com “amarelo” e “amar elo”, a identidade visual adotada se parece muito com o álbum de Emicida, ganhador do Grammy Latino 2020, incluindo cor, tipografia, pose na fotografia e referências vitrais/sacras na cenografia.
Não demorou muito e o produtor e irmão de Emicida, Evandro Fióti, se pronunciou sobre o assunto, revelando que a empresa havia cotado o rapper para a campanha, mas que nenhum acordo tinha sido fechado. 🫠
Em seguida, as cantoras se pronunciaram, informando que haviam apenas interpretado a música, mas que não tinham participação na criação da campanha. A Bauducco confirmou.
Detalhe: a música ficou apenas 24 horas no ar. Lançada na noite de 17 de outubro, foi cancelada pela empresa no dia seguinte, após todo o burburinho gerado. Aliás, não só ela, mas toda a campanha de lançamento de reposicionamento da marca, gerando prejuízos à Bauducco, à produtora e aos artistas envolvidos.
A nova identidade visual da marca começou a ser apresentada no dia 5 de outubro – 30 anos depois de sua última atualização – e a música surgiu com o propósito de reforçar a campanha. E não podemos nos esquecer que tudo isso aconteceu às vésperas do Natal, data muito importante para a empresa. 😖
O cancelamento, apesar de justificável, é triste, representando uma grande perda ao branding brasileiro.
Sejamos sinceros, em todo novo projeto, é super comum que pesquisas de referência sejam realizadas durante o processo de elaboração. Porém, é importante lembrar que existe uma diferença bem clara entre isso e o plágio, né?
Expostos todos esses acontecimentos que aqueceram o outubro, precisamos reforçar a importância de contar com um time sério e preparado para cuidar da sua marca. ✔️
A Agência Trêes soma diversos cases de sucesso, sabia?
Em conjunto aos nossos clientes, já lançamos reposicionamentos de marca e muitos produtos e serviços.
Sabemos que uma boa campanha publicitária vai além de projeto perfeito – a execução tem que ser incrível. Por isso, a cada novo desafio que recebemos, pesquisamos muito e trabalhamos nos mínimos detalhes – incluindo o acompanhamento de cada vírgula, cena ou iluminação envolvida na propaganda.
🚨 Lembrete: campanhas bem executadas dão resultados!
Quer conquistar cada vez mais espaço na mente dos consumidores?
Conte com a AG3! 🎯
Categorias: Sem categoria
Tags: agenciatrees agtrends bauducco campanhapublicitaria design loccitaneaubresil mkt