Entenda o funil do processo e saiba como conquistar e fidelizar seus clientes - Agência Trêes

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Entenda o funil do processo e saiba como conquistar e fidelizar seus clientes

Entenda o funil do processo e saiba como conquistar e fidelizar seus clientes

A todo momento os consumidores são bombardeados de informações e aí vem uma dúvida: como fazer com que a marca/produto chegue para o cliente final? Qual o melhor modelo de marketing que as empresas devem pensar e trabalhar atualmente?

Hoje vamos falar sobre trabalhar com o funil do processo, olhando para o negócio o tempo todo, em todos os pontos de consumo do cliente.

É preciso entender que nem sempre o cliente sabe da existência da marca. Desta forma, é sempre importante pensar que é preciso sair do nível do inconsciente da marca para o nível consciente. A partir dessa linha de raciocínio, é desenvolvido o funil do processo, buscando sempre a efetividade nas etapas ao longo da jornada de compra.

O primeiro item do funil é a aquisição. É nesta fase do inconsciente que o consumidor tem contato com o tipo de produto que a empresa oferece. É esse o primeiro ponto de contato estabelecido entre a marca, o desejo, mesmo que ainda inconsciente, e o consumidor. Aqui é fundamental que o cliente encontre, de maneira fácil e rápida, a marca/produto dentre tantas outras opções de mercado e, portanto, é necessário saber triar e escolher corretamente os canais de comunicação que a marca deve atuar.

Após o primeiro contato, o cliente entra no processo da ativação. É nessa jornada que ele vai ter a primeira experiência com o discurso da marca, ou seja, qual foi a primeira impressão que o consumidor teve quando fez o contato? O produto oferecido de fato chamou a atenção dele? Qual foi a impressão que ele teve perante os canais de comunicação escolhidos? A marca conseguiu conversar de maneira efetiva com este consumidor?

É nesse estágio do processo que a marca começa a chamar a atenção e é aí que ela precisa entender e suprir a “dor” do cliente, para que então ele passe para o terceiro momento do processo: a retenção.

É no nível da retenção que os consumidores estão em contato direto com a marca, fizeram a compra e estão utilizando o produto.

A partir daí é preciso entender se o ciclo de retorno está acontecendo. Ou seja, a partir do momento que o cliente consumiu o produto, ele está voltando e fazendo negócio constantemente com a marca? Aquele produto de fato satisfez a necessidade dele e atendeu as suas expectativas?

É aqui também, consequentemente, aparece o 4º nível: o faturamento. Nesse processo é importante saber o nível de faturamento daquele cliente e se, em algum momento, a marca consegue atrelar novos produtos, melhorando assim o nível de faturamento por consumidor.

Por fim, após essa longa jornada do processo, chega o nível da indicação, hoje considerado pelas marcas um dos mais importantes e desejado estágio.

É aqui que encontramos o amadurecimento da marca/produto, tendo como principal destaque a adoração e a indicação pelos clientes. O famoso boca a boca, no qual a confiança que o consumidor passa para um grupo de sua convivência vale muito!

Entendendo toda essa jornada, o funil do processo da marca tem um longo caminho, mas o principal é entender quais as necessidades que permeiam do inconsciente para o consciente e agir. Mãos à obra!

 

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